
Pessoas, além de postar aqui algumas das minhas imagens, decidi fazer também posts com dicas sobre fotografia para poder ajudar não só a mim, mas também outras pessoas que possam ter alguma dúvida ou curiosidade! Caso tenham alguma dúvida que gostariam de esclarecer ou sugestões para que eu possa postar aqui no meu blog, enviem um e-mail para: mariannabarretophotographies@hotmail.com que, com certeza, eu irei fazer o possível para ajudá-los! Então vamos começar!
Achei estas dicas muito interessantes e me ajudaram bastante a fazer algumas fotos. Os textos e dicas são da autoria de Mario Bock, e vou postá-las aqui por partes! Hoje, são dicas de como fotografar esportes...
RECEITA DE SUCESSO
por Mario Bock
Existem soluções consagradas para certas situações fotográficas que ajudam quem tem pouca experiência. Confira algumas delas e queime etapas de aprendizado.
São muitos os fotógrafos que, apesar de super equipados, não têm algo essencial para registrar uma imagem corretamente: experiência. E saem disparando como se quantidade de fotos garantisse qualidade... A experiência, no entanto, só se adquire fotografando, um dolorido aprendizado sujeito a (muitos) erros e (poucos) acertos. Mas há um jeito fácil de queimar etapas (e não filmes): basta seguir alguns procedimentos técnicos dos profissionais já escolados. Conhecendo o "caminho das pedras" — enquadramento, equipamento e técnica — dá para enfrentar qualquer situação fotográfica como veterano.
Receita - É claro que o fotógrafo deve ter um mínimo de conhecimento: familiaridade com o equipamento, noções técnicas e um olho treinado para captar os melhores lances, situações e os ângulos de enquadramento. Mas com a receita na mão, as coisas (fotos) ficam bem mais fáceis. Usando os recursos certos, na hora certa, não há razão de o fotógrafo ficar ansioso ao abrir os envelopes das ampliações na loja de fotografia.
Confira a seguir algumas dicas dadas por fotógrafos experientes para situações como reportagens sociais, editoriais de moda e books, ensaios fotográficos, entre outros. Os macetes não precisam ser seguidos à risca, pois as novas soluções podem ser geradas com a criatividade e a iniciativa de cada um. Estas "receitas do sucesso", no entanto, se apresentam como um roteiro de padrões largamente experimentados, usados e aprovados por fotógrafos de todo o mundo.
São muitos os fotógrafos que, apesar de super equipados, não têm algo essencial para registrar uma imagem corretamente: experiência. E saem disparando como se quantidade de fotos garantisse qualidade... A experiência, no entanto, só se adquire fotografando, um dolorido aprendizado sujeito a (muitos) erros e (poucos) acertos. Mas há um jeito fácil de queimar etapas (e não filmes): basta seguir alguns procedimentos técnicos dos profissionais já escolados. Conhecendo o "caminho das pedras" — enquadramento, equipamento e técnica — dá para enfrentar qualquer situação fotográfica como veterano.
Receita - É claro que o fotógrafo deve ter um mínimo de conhecimento: familiaridade com o equipamento, noções técnicas e um olho treinado para captar os melhores lances, situações e os ângulos de enquadramento. Mas com a receita na mão, as coisas (fotos) ficam bem mais fáceis. Usando os recursos certos, na hora certa, não há razão de o fotógrafo ficar ansioso ao abrir os envelopes das ampliações na loja de fotografia.
Confira a seguir algumas dicas dadas por fotógrafos experientes para situações como reportagens sociais, editoriais de moda e books, ensaios fotográficos, entre outros. Os macetes não precisam ser seguidos à risca, pois as novas soluções podem ser geradas com a criatividade e a iniciativa de cada um. Estas "receitas do sucesso", no entanto, se apresentam como um roteiro de padrões largamente experimentados, usados e aprovados por fotógrafos de todo o mundo.
ESPORTES
Situações - Modalidades esportivas em campo aberto, pistas e ginásio coberto, com iluminação natural ou artificial, esportes radicais.
Objetiva - Use tele zoom de pelo menos 300 mm em partidas de futebol, competições variadas de velocidade em geral (carros, motos...), hípicas e náuticas, e em esportes radicais a grande angular de 24 mm complementa a reportagem com closes dramáticos, sempre bem próximos (quase encostado) aos esportistas, desde que possível e segura de ser usada.
Filme - Negativo IS0 400 ou slide IS0 100, preferido pelas editoras. Nas práticas esportivas à luz de refletores, pode-se utilizar o slide IS0 400 puxado na revelação para IS0 1.600, com aumento de granulação e leve perda de qualidade.
Flash - Só use quando for realmente preciso, dentro do seu limite de alcance. Geralmente o flash é requerido quando se fotografa em ginásios mal iluminados com objetivas pouco luminosas f/5.6. Por causa dela, mesmo usando um filme mais sensível, a exposição requerida pode baixar para 1/60 (ou menos), imprópria para congelar o movimento dos atletas.
Regulagem - Nas fotos externas, use o modo automático "P" ou "AV" (Canon) e "A" (Nikon) com prioridade de abertura. Regule para f/5.6 ou menor (se possível), o que garantirá uma velocidade do obturador bem alta, acima de 1/250 recomendada para fotos de esportes e competição em geral para dar o efeito "panning" — quando se acompanha e fotografa o movimento de um veículo ou animal — use a velocidade de 1/60 mas também experimente velocidades mais baixas compense a exposição para "mais 1" se fotografar veículos muito claros, como carros, motos e lanchas, e sempre na contra-luz.
Técnicas - Apesar de usar uma teleobjetiva de 300 mm, razoalmente potente, fotografe o mais próximo possível do efeito, para captar toda a expressão do esportista e da cena em si é comum o autofocus se perder nas fotos de esporte, o que obriga o fotógrafo usar o foco manual. Neste caso, em jogos de futebol, basquete, vôlei e outros com bola, focalize previamente o jogador que receberá a bola (ou a trave, o aro ou a rede...) e aguarde a jogada. Em competições a motor, focalize antes um um trecho da pista por onde o veículo vai passar, — ou uma bóia no caso de uma competição náutica ou os obstáculos numa prova hípica. No momento certo, dispare a máquina. Dependendo da velocidade do que será fotografado, muitas vezes é necessário disparar a máquina segundos antes de entrar no foco. O tripé é totalmente dispensável, sendo preferido o monopé, mas somente para objetivas que usem teleconverter e superior a 400 mm.
Cuidados - Não chegue perto demais dos competidores. Não use filtro polarizador, que absorve 2 pontos de luz e compromete a velocidade alta requerida para esportes. Use sempre que possível o avanço rápido do filme (motor drive) e gaste muitos filmes, pois a perda em fotos de esportes é grande (chega a 50%).
Fonte: Blog de Cristina Carvalhaes
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