
RECEITA DE SUCESSO
por Mario Bock
TEATRO e SHOWS
Situações - fazer à distância os artistas no palco, em ambientes escuros ou aleatoriamente iluminados é um desafio ao fotógrafo, que não pode (nem deve) usar flash.
Objetiva - ao menos uma zoom 70/80-200 mm ou 70-300 mm (uma tele "mais fraca" não permite fazer closes dos artistas).
Filme - negativo IS0 400, 800 ou 1.600. Se o palco estiver muito, mas muito mal iluminado, usar o 1600 ou "puxar" o filme para este IS0 (mas antes, garanta que o laboratório fará realmente esse serviço).
Flash - dispensável, pois a mais de dez metros de distância a luz nem chega ao palco. O flash pode ser utilizado se o fotógrafo estiver bem próximo do assunto, embora haja o risco de "quebrar" o clima com a forte luz branca. Na maioria dos shows o uso de flash é proibido.
Regulagem - no modo manual, de 1/30 para cenas estáticas no teatro, 1/60 para tomadas em shows abertura f/5.6 ou maior. De maneira geral, varie um pouco nos tempos de esposição e aberturas, pois não dá para confiar muito na fotometragem da máquina, que costuma se enganar com fundo escuro, ou com os pontos de luz mais forte dos refletores, prejudicando a exposição correta.
Técnica - segure firmemente a máquina, sempre com a mão esquerda apoiando e absorvendo as vibrações da objetiva experimente usar o autofocus, mas provavelmente terá de usar o foco manual nos artistas que se mexem muito. Como as roupas são geralmente escuras, tente achar o foco no rosto, microfones ou instrumentos musicais. Não faça fotos de muito longe e fique atento aos lances e gestos mais emocionantes ou excêntricos dos artistas.
Cuidados - não use filtros de correção nem tripé. Não tente fotografar um show com filme IS0 100, flash ou com velocidades abaixo de 1/15. As fotos certamente sairão tremidas. Certifique-se que o show permite fotografias, mesmo que sem flash.
(Fonte: Blog de Cristina Carvalhaes)
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